Senador se compromete estudar auto-hemoterapia
O senador Renato Casagrande (PSB-ES) foi apresentado nesta sexta-feira (14/08/2009) à auto-hemoterapia, técnica que informou não conhecer. Leu, a pedido, que a auto-hemoterapia “é um recurso terapêutico de baixo custo, simples, que se resume em retirar sangue de uma veia e aplicar no músculo, estimulando assim o Sistema Retículo-Endotelial, quadruplicando os macrófagos em todo organismo”. A informação abre o texto do dr. Luiz Moura sobre a técnica.
O senador Renato Casagrande se comprometeu a examinar o restante do artigo. A entrega das informações ao senador Renato Casagrande ocorreu durante sua visita à concentração dos trabalhadores que participavam da Jornada Nacional Unificada de Lutas em Vitória, no Espírito Santo. A concentração foi realizada às 9h, na praça do bairro de Jucutuquara.
Além do artigo com indicações de leitura sobre auto-hemoterapia, ao senador foi entregue cópia das denúncias apresentadas à Procuradoria da República contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Conselhos Federal de Medicina (CFM) e de Enfermagem (Cofen).
Estes órgãos foram denunciados por terem afrontado a Constituição Federal, que garante o direito à saúde. A decisão dos burocratas impede os brasileiros de usar a auto-hemoterapia para prevenir e curar doenças. Em todo o mundo, médicos e enfermeiros aplicam a auto-hemoterapia, técnica usada pela primeira vez em 1898. Não há contra-indicação para o seu uso.
A proibição e perseguição a médicos e enfermeiros que estudaram a técnica e sabem de sua importância, não impediram a difusão da auto-hemoterapia no Brasil, principalmente via internet. Milhares de brasileiros relatam que, com o aumento da imunidade, curaram ou melhoraram de um sem número de doenças.
A Anvisa, o CFM e o Cofen proibiram a aplicação da auto-hemoterapia alegando que não existem estudos científicos que a respaldem. Diferentemente do que afirmam, em 09/07/2009, pesquisas sobre a técnica em seis idiomas no http://books.google.com.br/ apontam os seguintes quantitativos de livros médicos com informações sobre auto-hemoterapia:
276 sobre auto-hemoterapia, em português;
643 sobre autohemoterapia, em espanhol;
624 sobre auto-hémothérapie, em francês;
653 sobre autohemotherapy, em inglês;
994 sobre eigenbluttherapie, em alemão;
470 sobre autoemoterapia, em italiano.
3.660 - livros no total .
O senador Renato Casagrande se comprometeu a examinar o tema auto-hemoterapia e as denúncias contra a Anvisa, CFM e Cofen.
Cópia da denúncia contra a Anvisa e o CFM entregue ao senador está na íntegra em http://docs.google.com/Doc?id=ddq5qwkp_62fcgmkkfk, entre outros endereços. O número de protocolo da denúncia na PR-ES é 2008.024631.
Um recurso contra o arquivamento da denúncia por procurador lotado no Espírito Santo foi apresentado à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, em Brasília. Na PR-ES, o protocolo é o de nº 2008.027700, de 09/12/2008.
A juntada do Cofen na denúncia está no endereço http://www.orientacoesmedicas.com.br/opiniao_integra.asp?cdg=2598&u=15