Auto-hemoterapia Informações e debates

            Quem somos

                 auto-hemoterapia o que é? |  informações & debate |  depoimentos |  publicações |  vídeos |  política de privacidade |  pesquisa virtual

ver participações do dia Visitantes: 4.013.260 (início em 30/10/2010)

"Conversa com o
Dr. Luiz Moura:
O que é
auto-hemoterapia?
"


Vídeo na íntegra.

Conversa com o Dr. Luiz Moura

Agora também
subdividido em
60 temas








Assine a petição
para a Liberação da
Auto-hemoterapia








"Conversa com o
Dr. Luiz Moura:
O que é
auto-hemoterapia?
"


Vídeo na íntegra.

Conversa com o Dr. Luiz Moura

Agora também
subdividido em
60 temas

Busca Saúde
Loading

 Revista Científica Européia publica artigo de brasileiros

Auto-Hemoterapia - Informações e Debate - Ver Opinião - Ver Opinião - Participação
2244
Quinta-feira, 30 de abril de 2009 - 21:41:32

Revista Científica Européia publica artigo de brasileiros sobre auto-hemoterapia 

 

A Revista Referência, em sua última edição - II Série nº 9 Março de 2009 - publicou artigo da cientista brasileira Telma Geovanini, que é enfermeira, e do médico Manoel Mozart Corrêa Norberto sobre auto-hemoterapia. O médico também é brasileiro.  

 

A Revista Referência é da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, Portugal. É uma publicação científica indexada em Cuiden plus, Latindex, CINHAL e futuramente em Scielo, com se anuncia. 

 

O artigo está em http://www.esenfc.pt/rr/admin/conteudos/downloadArtigo.php?id_ficheiro=261&codigo=  

O endereço da revista é http://www.esenfc.pt/rr/site/  

 

Sobre a publicação, seus responsáveis afirmam em editorial: “A Revista “REFERÊNCIA” começou a ser publicada em Janeiro de 1998 (nº=0), com a denominação de Revista de Educação e Formação em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Os seus objectivos visavam: constituir um espaço de análise e discussão de teorias e modelos de enfermagem; divulgar e discutir a aplicação de processos, métodos e técnicas inovadoras de cuidados de enfermagem; apresentar e discutir métodos, técnicas e instrumentos de investigação; divulgar projectos pedagógicos/didácticos desenvolvidos pela Escola; divulgar e discutir projectos e resultados de actividades de promoção de saúde na comunidade; constituir um espaço de análise de questões de ensino, particularmente ensino de enfermagem; divulgar e discutir novos sistemas, modelos e técnicas de gestão de cuidados, de pessoal e de serviços de saúde; divulgar e comentar novas fontes de informação e bibliografia”. 

 

Resumo do artigo publicado: 

 

“Tratamento da Esclerodermia doença auto imune através da auto-hemoterapia: um estudo de caso clínico  

 

Artigo de Investigação  

 

Neste estudo descritivo exploratório de natureza qualitativa, apresentamos o caso clínico da cliente ADB de 48 anos, branca, residente em lar, diagnóstico de Esclerodermia doença auto imune, portadora de extensas feridas com predominância de tecido necrótico, envolvendo a mama direita e os membros inferiores dos joelhos para baixo. A sua finalidade é demonstrar a efectividade do uso da auto-hemoterapia em feridas e lesões da pele, visando contribuir com evidências clínicas na área de Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares. A auto-hemoterapia é um método de tratamento controvertido, porém bem sucedido, usado especialmente em países da Europa. Consiste na auto estimulação do sistema imunológico através da retirada de determinado volume de sangue venoso do próprio paciente e aplicação imediata por via intra-muscular deste mesmo volume de sangue, sem nada acrescentar ao mesmo, técnica simples que estimula o aumento dos macrófagos pelo Sistema Monocítico Fagocitário, indicada especialmente em doenças auto imunes (Moura, 2006). 

 

O tratamento de enfermagem e o follow-up médico, foram realizados através de visitas domiciliares à cliente, e obedeceu previamente a um protocolo de avaliação da rede venosa, complementado com registo fotográfico sistemático e progressivo das lesões. A cliente foi submetida exclusivamente à auto-hemoterapia durante 4 meses e limpeza das feridas com solução isotónica de Cloreto de magnésio a 10%. Como resultado deste tratamento, evidenciamos melhora acentuada do quadro clínico e das lesões, com granulação de 70% das áreas afectadas nos membros inferiores e cicatrização total da lesão mamária, conforme evidências fotográficas.auto-hemoterapia; escleroderma sistémico; doenças auto-imunes, terapias complementares”. 

 

Ubervalter Coimbra
58 anos
- Vitória - ES

[ocultar participação]  [voltar]

Comentários


Quero comentar Total de 1 comentários  -  1 nesta página
[primeira < anterior   Página de 1     próxima >  [última]

 Terça-feira, 28 de maio de 2013 - 12:02:14 
186.197.161.50

(*) Atualizações dos links deste estudo: 

 

Revista Referência, edição - II Série nº 9 Março de 2009 

http://www.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=editionDetails&&id_edicao=26 

 

Título: Tratamento da Esclerodermia doença auto imune através da auto-hemoterapia: um estudo de caso  ... (total de 983 caracteres)

Fetha    



envie este texto a seus amigos

Busca Saúde
Pesquisa personalizada








Atenção: NÃO USE informações aqui divulgadas para substituir uma consulta médica. Seja prudente, consulte um médico, quando entender necessário, para o correto diagnóstico e eventual tratamento".

[ir para a lista que contém esta participação]
 
  AHT HEMOTERAPIA: Informações & Debate, Depoimentos, Publicações e Vídeos (2007 - 2021)
Fique livre para divulguar informações aqui disponibilizadas.
Agradecemos a citação da fonte.
webmaster@hemoterapia.org