Plasma rico em plaquetas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O "plasma rico em plaquetas" (ou PRP ), é uma técnica médica avançada e bastante nova de extremo poder analgésico e regenerativo que pode reduzir o tempo de recuperação de uma lesão em 80%. Usando o próprio sangue do paciente como matéria prima, ela serve para a recuperação natural, porém extremamente acelerada de músculos, tendões, ligamentos e cartilagens (ossos). O seu uso já foi liberado no Brasil.
[editar] Procedimento
* 1. O sangue do paciente é retirado com uma seringa e vai para uma centrífuga hospitalar, onde as plaquetas são bem separadas dos outros componentes do sangue.
* 2. O plasma, já separado, é coletado e preparado para a aplicação.
* 3. O médico, então, injeta o plasma (com o concentrado de plaquetas) no paciente, bem no foco da lesão, tendo efeito imediato.
Segundo o médico e pesquisador Carlos Henrique Bittencourt na matéria "Auto-hemoterapia Sofisticada", no Globo Esporte, "Se você, então, levar essas plaquetas ao foco da fratura, por exemplo, ou uma lesão muscular, você vai acelerar essa regeneração. (...) Em uma hora, ela libera 90% da carga proteica dela. Então você vai ter o que a gente chama de cascata de crescimento: vários fatores de crescimento, um auxiliando o outro. [Com esta técnica] nós conseguimos regenerar uma lesão de músculo, uma lesão de tendão, uma lesão de osso..."
[editar] Contra-indicações e efeitos-colaterais
Como usa o sangue do paciente, o PRP não tem contra-indicações, nem mesmo efeitos colaterais.
[editar] Referências
* Matéria do Globo Esporte, "Auto-Hemoterapia Sofisticada"
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Plasma_rico_em_plaquetas