NFORMAÇÕES SOBRE AUTO-HEMOTERAPIA, A TERAPIA QUE CURA ATRAVÉS DO SANGUE
16.01.2010
ENFERMEIRA DIZ QUE GLOBO DEVE RETRATAÇÃO AO DR. MOURA
- Walter Medeiros -
A enfermeira Ida Zaslavsky, de Santa Catarina, defensora da auto-hemoterapia há mais de 16 anos, e que considera essa técnica universal (para todos em todas as situações de saúde ou de distúrbio), acredita que ela devolve a qualidade de vida em um período menor de recuperação. Ida falou sobre o uso do Plasma Rico em Plaquetas – PRP, exibido domingo passado no Esporte Espetacular da Rede Globo de Televisão ...
... e acha que os órgãos que condenaram o Dr. Luiz Moura, médico divulgador da auto-hemoterapia, devem a ele uma retratação.A enfermeira faz alguns questionamentos sobre o PRP, já que a auto-hemoterapia foi proibida sob alegação de não atender certos requisitos científicos. Inicialmente ela indaga:
Quais são as pesquisas e comprovações científicas feitas e reconhecidas desse procedimento?
Em seguida diz que é preciso saber: há quanto tempo é usada (a PRP); qual é o protocolo; que exames demonstram os resultados; e como podem afirmar que não tem contra-indicações?
Outras questões importantes levantadas pela enfermeira são: quanto tempo depois da retirada ele (o sangue) é aplicado; como é uma população selecionada - atletas - se já foi aprovado pelo teste Antidopping; se o PRP seleciona a parte do sangue a ser usada e concentra em um local específico. Lembra que a auto-hemoterapia utiliza todo o sangue e faz o corpo dirigir cada parte para sua função.
Por outro lado, Ida Zaslavsky levanta uma séria dúvida: se (o PRP) acelera tão rápido o processo local, será que o organismo acompanha como um todo ou está sendo exigida a regeneração além da capacidade do organismo, para os atletas voltarem a exercer as funções competitivas e não as funções vitais de saudabilidade?
AHT
Ida diz que “As evidências já estão tão claras, que faz alguns comentários, por ser inevitável a comparação entre PRP e auto-hemoterapia e a indignação pela forma de tratamento dada ao Dr Luiz Moura, merecedor de reparo, tanto do CRM quanto da Rede Globo”.
Lembra que A AHT é a retirada e reaplicação do sangue do próprio paciente; quadruplica os macrófagos no organismo, acelerando a cura ou abranda os processos inflamatórios ou doentios; é indicada para estimular a imunidade, regular as funções vitais de todo o organismo (para todos e em todas as situações); não tem contra-indicação; não tem risco para o paciente; é utilizada no Brasil e no exterior há mais de 100 anos, com efeitos e benefícios para saúde comprovadamente relatados; e, por fim, a AHT é para todos, por ser de custo baixo e procedimento simples.
FONTE: http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia.htm