Email enviado pelo Walter Medeiros:
DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O ATO MÉDICO
Acontece no dia 9 de março manifestação nacional pela rejeição ao Projeto de Lei do Ato Médico, que tramita no Senado Federal.
Em Natal, a manifestação será na praça 7 de setembro em frente à Assembléia Legislativa do Estado, a partir das 10:00 horas, e contará com a participação de Entidades representativas dos profissionais de saúde tais como Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Farmácia, Medicina Veterinária, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Se aprovado, o PL representará um retrocesso para a saúde, prejudicando a autonomia das outras 13 profissões da área e impedirá a organização de especialidades multiprofissionais em saúde.
Em 2004, diversas categorias da saúde pública no Brasil entregaram mais de um milhão de assinaturas ao presidente do Congresso e organizaram manifestações que reuniram mais de 50 mil pessoas em atos realizados contra o Ato Médico em diferentes cidades e capitais brasileiras.
Passados cinco anos, o texto aprovado pela Câmara dos Deputados em 21 de outubro de 2009, e que voltou ao Senado, mantém o mesmo vício de origem, que é colocar em risco o cuidado integral preconizado pela Constituição Federal, através do SUS - uma das grandes conquistas do povo brasileiro no processo de democratização do país.
As manifestações, que devem ocorrer em diversos estados, são uma iniciativa das entidades da campanha contra o PL do Ato Médico e são importantes para que o Senado não aprove os pontos do PL que interferem no trabalho de outras profissões.