AGUARDANDO MODERAÇÃO no blog do Dr. Leonardo
http://leonardof.med.br/2010/07/07/auto-hemoterapia-nao-tem-comprovacao-cientifica/comment-page-1/#comment-596
Marcelo Fetha permalink
julho 9, 2010
Please Note: Your comment is awaiting moderation.
Prezado Dr. Leonardo
O seu texto sobre o assunto auto-hemoterapia poderia ter sido um pouco mais completo, se não fosse por um pequeno lapso nos mecanismos de buscas.
O sr. menciona logo no início que encontrou apenas 2 resultados nada animadores com as palavras auto-hemoterapia e auto-hemotherapy nos órgãos citados. Mas se tivesse digitado a palavra autohemotherapy (sem o hífen) teria encontrado 100 resultados, como eu encontrei agora mesmo, somente em PUBMED http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/pubmed
Quaisquer citações do então Pres. do CFM não são merecedoras de crédito, pois este mesmo Pres. do CFM também alertou que o Dr. Luiz Moura era “mau carater”, que a auto-hemoterapia não passava de picaretagem, insinuou ainda efeito placebo e pior, um bojo de esquema para auferir lucro em detrimento à saúde das pessoas. Ficou claro que alguém sem argumentos sólidos para contestar a terapia, lançou mão deste tipo de bárbarie. Mais grave ainda é este senhor dizer que medicos deveriam ser denunciados para serem processados, enquanto ele na condição de Bacharel de Direito é que deveria ser processado, pois jamais poderia ter cometido tamanha falta gravíssima, haja vista, o conhecimento da lei por parte dele.
Doutor, a AHT não causa hepatite, pois face ao grande número de usuarios, se assim o fosse, “milhões” de pessoas teriam contraído hepatite pelo uso da AHT.
E pode até tem alguma razão numa coisa. Enquanto a maioria da população estiver mal informada, ela talvez até poderá não querer um médico que prescreva a AHT. Mas pessoas bem informadas de maneira correta, certamente irão preferir o contrário, ou seja, um médico como o Dr. Luiz Moura, que prescreve a AHT há mais de 60 anos.
Alguns que são contrários a AHT exigem comprovação cientifica para uma terapia que “comprovadamente” cura, alivia o sofrimento e sintomas de doenças consideradas incuráveis, sendo que ela data já mais de um século, é porque querem manter esta situação inaceitável. E fato mais grave ainda é insinuar que a terapia seja perigosa.
Neste texto, o sr. poderia ter citado os “milhares” de casos de curas que a AHT proporcionou, até mesmo o do vice presidente JOsé Alencar, que declarou-se curado com, a AHT, e ainda os nomes de muitos profissionais de saúde que apoiam a terapia.
Algumas pessoas contrárias querem fazer crer que uma terapia que nunca provocou mal nenhum, e que até “hoje” curou milhares de pessoas, e que no futuro possa acarretar algum maleficio à saúde, é uma hipótese muito pouco provável, já que nenhum caso verdadeiro foi registrado, e também devido a experiência dos que prescrevem a terapia desde longa data.
Acho que o senhor é muito cortez em suas respostas e defende seu ponto de vista de acordo com sua formação médica. Li alguns de seus artigos e notei claramente que é uma pessoa preocupada com a saúde e bem estar dos pacientes, e procura ajudar com seus esclarecimentos.
Só que infelizmente o sr se balizou somente em poucos artigos. Com certeza se tiver mesmo interesse em estudar sobre a terapia e saber porque muitos a defendem, terá que se aprofundar mais em suas pesquisas.
Cientifica ou não, a AHT é uma das terapias mais importantes da atualidade e considerada a que salva mais vidas: http://www.youtube.com/watch?v=sVDrmLhD3NY
Os resultados obtidos com o emprego da AHT já são suficientes para mostrar a sua inocuidade e eficácia. Estudos clinicos já foram feitos, inclusive Dr. Luiz Moura cita vários. Quem conhecer o Dr. Luiz Moura pessoalmente “jamais” teria a coragem de usar termos ofensivos ao referir-se a ele.
A ausência de publicações de estudos randomizados etc não desabona a terapia. As dificuldades em se realizar estudos desta natureza são muitas e médicos já detalharam em pormenores estes problemas.
Na verdade pode-se dizer que a AHT não é cientifica, mas afirmar que ela seja perigosa, que tenha riscos etc face aos muitos resultados positivos já comprovados, e não são poucos, é algo bem distante da realidade.
Posso afirmar ao senhor com toda certeza, de que se dedicar ao estudo, e também experienciar a AHT, suas convicções sobre o assunto tornarão outro rumo.
Grande abraço
Marcelo Fetha