Auto-hemoterapia Informações e debates

            Quem somos

                 auto-hemoterapia o que é? |  informações & debate |  depoimentos |  publicações |  vídeos |  política de privacidade |  pesquisa virtual

ver participações do dia Visitantes: 2.485.001 (início em 30/10/2010)

"Conversa com o
Dr. Luiz Moura:
O que é
auto-hemoterapia?
"


Vídeo na íntegra.

Conversa com o Dr. Luiz Moura

Agora também
subdividido em
60 temas








Assine a petição
para a Liberação da
Auto-hemoterapia








"Conversa com o
Dr. Luiz Moura:
O que é
auto-hemoterapia?
"


Vídeo na íntegra.

Conversa com o Dr. Luiz Moura

Agora também
subdividido em
60 temas

Busca Saúde
Loading

 Revista Brasileira de Anestesiologia ISSN 1806-907X

Auto-Hemoterapia - Informações e Debate - Ver Opinião - Ver Opinião - Comentário
 Terça-feira, 13 de abril de 2010 - 18:20:20 
189.123.83.61

Revista 

Brasileira de 

Anestesiologia ISSN 1806-907X 

 

 

Artigo  

 

-------------------------------------------------------------------------------- 

 

 

 

 

Tampao Sanguineo Peridural e a Alta Hospitalar precoce: Analise de 60 Pacientes Portadores de Cefaleia Pos-Raquianestesia 

 

Gustavo Cavalcanti Pedrosa, Jose Luiz Jardim, Marcio Antonio Palmeira 

 

Rev Bras Anestesiol, 1996;46(1):8-12 

 

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS 

A cefaléia pós-punção da duramáter é a mais freqüente complicação neurológica da raquianestesia, sendo altamente incapacitante em alguns casos. O objetivo deste estudo foi mostrar a possibilidade de conceder alta hospitalar precoce sem interferir na completa reabilitação e reintegração do indivíduo à sociedade ao se utilizar um tampão peridural com sangue autólogo, no tratamento da cefaléia pós-raquianestesia.  

 

METODO 

Fizeram parte do estudo sessenta pacientes, estado físico ASA I, com idades entre 18 e 42 anos, que apresentavam cefaléia pósraquianestesia. Foi feito o tampão sangüíneo com 10 ml de sangue autólogo, no espaço peridural imediatamente superior ao espaço da punção anterior. Após a injeção as pacientes foram instruídas para ficarem deitadas em decúbito dorsal sem travesseiro pelo período de quatro horas. A avaliação da cefaléia foi realizada 4, 6, 12 e 18 h após a injeção, colocandose a paciente em posição ortostática. Havendo remissão completa do quadro clínico, as pacientes recebiam alta hospitalar, orientadas para retornarem imediatamente, caso houvesse reaparecimento dos sintomas. O controle geral foi feito uma semana após a realização do tampão sangüíneo. As complicações decorrentes da técnica foram anotadas.  

 

RESULTADOS 

Em cinquenta e nove das sessenta pacientes (98,3%) ocorreu alívio total dos sintomas já no primeiro momento das observações (4 h).Uma paciente não teve alívio dos sintomas após 18 h. Neste caso o tampão sangüíneo foi novamente realizado 24 horas após, havendo remissão dos sintomas. Em sete casos ocorreu dor lombar moderada e houve um caso de hipertermia.  

 

CONCLUSOES 

O sucesso com a técnica do tampão sangüíneo peridural para a alta hospitalar precoce foi evidente. O alívio dos sintomas, já nas primeiras quatro horas, permitiu que a maioria das pacientes deixassem o hospital antes de 24 horas após a instituição da terapêutica. 

 

COMPLICACOES: Cefaleia pos-punção subaracnoidea; TECNICAS ANESTESICAS, Regional: peridural, subaracnoidea;TTRATAMENTO: tampao sanguineo peridural 

 

FONTE: http://www.rbaonline.com.br/detalhes.asp?id=662 

 

 

Vídeo e Depoimentos - Tampão Sanguíneo Peridural 

 

 

 

VIDEO SOBRE O TAMPÃO SANGUÍNEO PERIDURAL: 

Epidural Blood Patch: 

 

 

 

http://br.video.yahoo.com/watch/7252029/18909472 

 

http://www.supload.com/vid/Epidural_Blood_Patch_une_video_Hi_Tech_et_Science/683118396/wmv/ 

 

 

 

Data: 17/02/2010 13:17  

De: Marcelo Fetha (fetha@ibest.com.br)  

IP: 189.123.80.67  

Assunto: Re: Pos raqui - PUNÇÃO PERIDURAL - BLOOD PATCH, CURATIVO DE SANGUE, PLACA DE SANGUE OU TAMPÃO SANGUÍNEO PERIDURAL  

 

Prezada Silvana  

PARABÉNS,  

IMPORTANTISSIMA a sua manifestação, pois eles ainda têm a cara de pau em dizer que a AHT é perigosa e que a proibiram para proteger a saúde das pessoas.  

Abraços  

 

 

Data: 16/02/2010 19:12  

De: Silvana (silvanavighini@hotmail.com)  

IP: 189.48.142.109  

Assunto: Pos raqui - PUNÇÃO PERIDURAL - BLOOD PATCH, CURATIVO DE SANGUE, PLACA DE SANGUE OU TAMPÃO SANGUÍNEO PERIDURAL  

 

Passei por esse procedimento neste Sábado, dia 13 de Fevereiro-2010. Nunca tinha ouvido falar sobre isso antes. Fiz uma cirurgia de varizes no dia 11 de Fevereiro, pela manhã e a tarde, comecei a sentir dores nas costas e no pescoço, subindo pela nuca. Saí do Hospital à noite, sentindo dores fortes, mas ninguém sabia do que se tratava. Pensavam que podia ser tensão ou nervosismo, decorrentes da cirurgia ou mal posicionamento da cama, já que tive que ficar com as pernas elevadas. No dia seguinte, fui parar no Pronto Socorro, pois em casa, não conseguia ficar sentada, tamanha dor no pescoço (minhas costas não o sustentavam). Me deram vários tipos de medicação para dor e nenhuma delas sequer fazia "cóssegas", quanto mais algum efeito sobre mim. Retornei no Sábado no mesmo Hospital, já de maca, pois a remoção teve de me pegar em casa, pois não conseguia sentar, ou andar. No PS, conseguiram falar com o meu anestesista, que foi para o locaL, me fez algumas perguntas e me levou novamente para o Centro Cirurgico, onde fui submetida ao procedimento de Blood Patch, Onde o médico injetou meu proprio sangue, no local onde ele tinha feito a anestesia. Graças a Deus, deu tudo certo e saí do Hospital andando. No Domingo, comecei a sentir novas dores, liguei para o médico e ele pediu que eu tomasse bastante líquido e ficasse em repouso. Disse que a margem de erro é de 5% e caso não tivesse dado certo, faríamos novamente. Disse também que o que aconteceu comigo acontece em 1 a cada 100 pessoas, especialmente em mulheres, com a minha idade, 35 anos. Agora estou bem, espero nunca mais passar por isso novamente. 

 

fonte: http://inforum.insite.com.br/39550/10448735.html 

 

 

 

Orientações Médicas - http://www.orientacoesmedicas.com.br/opiniao_integra.asp?cdg=1644&u=1583 

 

Quinta-feira, 15 de janeiro de 2009 - 11:59:50  

 

Minha esposa a alguns anos teve um efeito colateral da anestesia em uma cirurgia feita para corrigir varises ( anestesia Raki). Começou a ter dores de cabeça continuamente. Ao retornar ao hospital, o médico anestesista retirou sangue e reinjetou na região aonde tinha sido administrada a anestesia ( na coluna). Quando ela chegou em casa as dores de cabeça desapareceram completamente, e embora o local da aplicação do sangue tenha ficado dolorido, houve remissão total em poucos dias, e até hoje não teve mais os problemas de dores de cabeça relacionado a anestesia. Conheço pessoas que tiveram problema com a anestesia e até hoje sofrem de dores de cabeça crônicas. Fico muito grato, em primeiro lugar a Deus, e em segundo lugar a médicos que tem responsabilidade com a saúde de seus pacientes, com a ética médica, e com a compaixão para com o semelhante. Fico bastante irritado e indignado ao saber que instituições, tanto governamentais como de entidade de classe, que sob máscara de defensores da saúde pública, ditam normas baseadas em critérios puramente econômicos, aonde os interesses das industrial famacêuticas e de equipamentos médicos estão acima de qualquer senso de responsabilidade social, ameaçando com punição aqueles que querem oferecer a população e principalmente aos mais carentes meios viaveis ( e principamente eficazes) de tratamento e alívio de suas dores e doenças. Estes orgãos tem somente o papel passivo de proibição ( em particular a ANVISA ), sem nenhum compromisso real com a saúde e bem estar da população, principalmente os mais carentes. Sinto-me a cada dia mais num regime estilo Stalinista, em que o que valem são os interesses de uma cúpula que só esta interessada em seu próprio bem estar e conforto. Simplesmente enojante.  

 

Helio Raymundo de Freitas Junior 50 anos - São Paulo SP 

 

 

 

 

Marcelo Fetha (fetha@ibest.com.br)    

[voltar]

envie este texto a seus amigos

Busca Saúde
Pesquisa personalizada








Atenção: NÃO USE informações aqui divulgadas para substituir uma consulta médica. Seja prudente, consulte um médico, quando entender necessário, para o correto diagnóstico e eventual tratamento".

[ir para a participação que motivou este comentário]
 
  AHT HEMOTERAPIA: Informações & Debate, Depoimentos, Publicações e Vídeos (2007 - 2017)
Fique livre para divulguar informações aqui disponibilizadas.
Agradecemos a citação da fonte.
webmaster@hemoterapia.org