Placebo na AHT? A Prof. Mestre Geovanini esclarece...
A prof. Telma esclarece importante questão!
Fiz a seguinte pergunta à prof. Telma Geovanini, vejam a resposta abaixo:
De: Marcelo
Assunto: Por favor, preciso de uma informação
Para: "Telma Geovanini"
Data: Domingo, 15 de Março de 2009, 13:12
Ilma. Mestre Prof. Telma Geovanini
A fim de juntar as informações abaixo, necessárias em um documento que estou preparando ao Senador Eduardo Suplicy, poderia por gentileza esclarecer estas questões?
Fisiológicamente falando, os mecanismos de defesa do organismo humano seriam iguais, aos mecanismos de defesa dos animais? Em outras palavras o processo do sistema imunológico de animais irracionais e animais racionais, funcionam da mesma maneira, quando no combate à doenças, infecções, antígenos etc? E se em ambos os organismos, racionais e irracionais, o tratamento denominado Autohemoterapia, age da mesma maneira?
Devo ressaltar que na minha opinião os racionais levam vantagem. Pois segundo o dito popular: "mens sana in corpore sano'' (mente sã em corpo são) é verdadeiro. Entretanto como isso é passível de discussão, não o levarei em conta.
Queira também por gentileza informar, se o seu nome poderá ser citado no documento, como autora desta resposta.
Aguardo sua resposta,
Atenciosamente
Marcelo
RESPOSTA:
para Marcelo
data15 de março de 2009 21:35
assunto Re: Por favor, preciso de uma informação
2009/3/15 Telma Geovanini
Claro que é semelhante, principalmente nos mamiferos, pois se nao fosse assim, porque a ANVISA iria exigir que fizessemos pesquisas em ratos?
Veja esse exemplo de resposta imune quando injetamos agente etiologico da tuberculose (Mycobacteria) em bovinos em uma pesquisa que fizemos:
A resposta é mediada por linfócitos T (Th1) que migram ao sítio de injeção do antígeno e reconhecem os peptídeos apresentados em conjunção com o complexo de histocompatibilidade principal (MHC) de Classe II na superfície celular de macrófagos. Os linfócitos Th1 liberam citocinas, tais como interleucina-2 (IL-2) e interferon-gama (IFN-g), que agem sobre o endotélio vascular recrutando células do sistema imune para o sítio de deposição do antígeno, igualmente ocorre no sistema inume do ser humano
Pode sim divulgar meu nome.
Atenciosamente
Telma Geovanini
Enfermeira e Mestre em Enfermagem - EEAP - UNIRIO
Especialista em Pesquisa e Assistência de Enfermagem - UNIRIO
Especialista em Enfermagem Pediátrica - UFRJ
Especialista em Plantas Medicinais - UFLA-MG
Coordenadora do Curso de Enfermagem e docente da UNIPAC-JF
Juiz de Fora-Minas Gerais
FONTE: http://www.orientacoesmedicas.com.br/opiniao_integra.asp?cdg=1966&u=1