Auto-hemoterapia Informações e debates

            Quem somos

                 auto-hemoterapia o que é? |  informações & debate |  depoimentos |  publicações |  vídeos |  política de privacidade |  pesquisa virtual

ver participações do dia Visitantes: 2.560.592 (início em 30/10/2010)

"Conversa com o
Dr. Luiz Moura:
O que é
auto-hemoterapia?
"


Vídeo na íntegra.

Conversa com o Dr. Luiz Moura

Agora também
subdividido em
60 temas








Assine a petição
para a Liberação da
Auto-hemoterapia








"Conversa com o
Dr. Luiz Moura:
O que é
auto-hemoterapia?
"


Vídeo na íntegra.

Conversa com o Dr. Luiz Moura

Agora também
subdividido em
60 temas

Busca Saúde
Loading

 O Dia D, de Dráuzio, das plantas medicinais no Fantástico

Auto-Hemoterapia - Informações e Debate - Comentário
 Quarta-feira, 1 de setembro de 2010 - 15:55:44 
189.63.208.250

O Dia D, de Dráuzio, das plantas medicinais no Fantástico 

 

http://coisadeboticario.blogspot.com/2010/08/globo-reporter-fitoterapia.html 

 

Farmacêutica Silvia Czermainski 

 

 

É assim que talvez a Globo, usando da credibilidade do Dr. Dráuzio Varella, que nessas alturas já devemos procurar saber um pouco mais sobre esse atencioso médico global que inicia uma cartada pesada contra as o uso tradicional de plantas medicinais. 

 

Sim porque esse é o ponto crítico: o uso tradicional/popular de resistência contra o uso irracional de medicamentos, contra a empurroterapia, contra o abuso econômico, contra a desumanização da farmacoterapia. Antagonismo claro aos valores da poderosa Globo. 

 

O programa já iniciou sentenciando plantas "ditas" medicinais, botando abaixo toda a construção de conceitos, de legislação e de acumulação de conhecimento que existe sobre as plantas medicinais.  

 

Apresentou inserções de feirantes, populares de forma a serem ridicularizados, assim como pequenos depoimentos de cientistas como Prof. João Calixto, muito breves, que não deram a chance de uma maior contextualização e de análise.  

 

Também apresenta um representante da OMS em contradição com sua própria organização, pois a OMS recomenda sim, o uso das práticas tradicionais e reconhece seus benefícios para as pessoas e para os sistemas de saúde dos países. 

 

Equivocadamente tenta associar, a reportagem, o uso de plantas medicinais com a pobreza e a ignorância, ignorando a adesão crescente nos países ricos. Busca explicação para seus benefícios, não à curas mas à minimização de sinais e sintomas e a efeito placebo. Nesse momento, com voz macia, Dr. Dráuzio atira a pérola "uma coisa é tomar chá pra relaxar e dormir e outra é tomar chá pra tratar doença, pois isso pode ser perigoso!" E remetem a matéria a situações que demonstram ineficácia e riscos que serão apresentados na sequência. E ainda menospreza a tradicionalidade com outras pérolas, a de que "não há evidências" e de que "não foi testado", o que caracterizou como "arremedo de tratamento". 

 

Ora, serão quatro Fantásticos denegrindo as políticas nacionais que dão base para a afirmação da fitoterapia no SUS, em horário e período eleitoralmente nobre, quando no que se refere ao tema, o candidato apologista dos genéricos e financiado pela indústria farmacêtuica multinacional, amarga índices que nenhum remédio poderá fazer melhorar. É bom eles tomarem um chá de camomila... 

E se a questão eleitoral não for pano de fundo para essas reportagens, o que fazer então com as inúmeras edições de "Globo Repórter" que evidenciaram as maravilhas das plantas medicinais na promoção da saúde? Agora talvez não dêem Ibope... 

 

 

Globo Repórter (Rede Globo de Televisão) no dia 30 de Junho de 2006. 

 

Globo Reporter - Fitoterapia 

http://www.youtube.com/watch?v=IqVALhKxvqs 

 

Marcelo Fetha    

[voltar]

envie este texto a seus amigos

Busca Saúde
Pesquisa personalizada








Atenção: NÃO USE informações aqui divulgadas para substituir uma consulta médica. Seja prudente, consulte um médico, quando entender necessário, para o correto diagnóstico e eventual tratamento".

[ir para a participação que motivou este comentário]
 
  AHT HEMOTERAPIA: Informações & Debate, Depoimentos, Publicações e Vídeos (2007 - 2017)
Fique livre para divulguar informações aqui disponibilizadas.
Agradecemos a citação da fonte.
webmaster@hemoterapia.org