Especialização 2010 em
• Psicologia - Concepção Sistêmica
Psicologia
Ralph VianaEspecialista da área de Psicologia"É possível viver plenamente sem fazer psicoterapia? Sim, depois de fazê-la."
A brincadeira expressa o reconhecimento cada vez maior da importância do processo terapêutico. Nossa possibilidade de autoconhecimento é restrita, porque nossas defesas interditam mergulhos mais profundos, na tentativa de evitar contato com dores emocionais. Mas, paradoxalmente, se estas dores não forem contatadas, continuarão a interferir em nossa vida, interditando uma existência com mais qualidade e plenitude.
No processo terapêutico, um profissional bem-formado habilita-se a caminhar com o cliente para esses locais internos de conteúdos traumáticos e, junto, libertá-lo das amarras do corpo e da mente. Esta é a origem da palavra terapeuta: aquele que caminha junto. Mas caminha e ajuda melhor quem sabe bem o caminho. É indispensável uma boa formação para esta tarefa. Especializar-se, aprofundar-se, não existe uma recomendação melhor para quem decidiu trabalhar com esta bela profissão/missão: ajudar o ser humano.
Ralph Viana é psicólogo e psicoterapeuta corporal. Formado pela UFRJ em 1974, possui cursos de Extensão, aperfeiçoamento e Mestrado em Psicologia. Foi um dos pioneiros na implantação e difusão das psicoterapias corporais reichianas no Brasil. É escritor e ministra cursos de formação em Bioenergética no Brasil e no Exterior. Editor das revistas Rádice, Orgón e do jornal Qualitá.
FONTE: http://www.posup.com.br/area.asp?id=44