A auto-hemoterapia usa o sangue do paciente para usar os auto-anticorpos como verdadeiros antígenos estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos.
A auto-hemoterapia é garantida em todos os pacientes com doença de origem auto-imune, com deficiência imunológica e processos alérgicos, quando as opções de tratamento disponíveis, não podem ser toleradas pelo paciente, quando as reações indesejaveis (adversas) aos medicamentos tradicionais, poe em risco a vida dos doentes, ou simplesmente quando querem ter uma oportunidade real para curar o problema, que não oferece qualquer outra droga ou método de tratamento hoje.
Graças ao Dr. Jorge Gonzalez, auto-hemoterapia tem sido usada desde 1990 em pacientes com doenças como diabetes, lúpus, asma e esclerose múltipla. Do mesmo modo, tem sido utilizado em doenças alérgicas e infecciosas, como Aids e hepatite "C", tendo resultados positivos.
Este breve resumo mostra que o campo da auto-hemoterapia é amplo, talvez tenha se expandido desmesuradamente, o que era inevitável, e de qualquer maneira é um dos mais preciosos de dessensibilização, por um lado, e por outro, constitui-se no tratamento de infecções de marcha torpe, apresentando vantagens sobre outros meios de uma segurança indiscutível sobre outros meios perseguindo o mesmo objetivo.